
Obras para o futuro
Um dos salões do Clube Caixeiral lotou para ouvir a conversa do ex-prefeito e ex-deputado federal Irajá Rodrigues (MDB), na segunda à noite. A promoção do partido arrecadou 83 quilos de alimentos e dezenas de peças de agasalhos. Com as mediações de Daniel Xavier, Adriane Fonseca e Danilo Rodrigues (seu sobrinho-neto), Irajá falou e respondeu perguntas por quase 1h30min aos presentes, muitos que ocuparam cargos em suas duas administrações como prefeito. Ao abordar projetos executados, falou sobre futuro e sustentabilidade. Lembrou que, há 30 anos, iniciou o Marco Regulatório do Saneamento, com a implantação de 600 quilômetros de redes de água, além da abertura de ruas e avenidas. Defendeu o foco no turismo e preservação do patrimônio histórico.
CONFIRMADO
Mensagem 35/2022, a popular Lei do Sossego, será votada na sessão de amanhã da Câmara de Pelotas. Presidente Cesinha (PSB) confirma sua inclusão na pauta. Projeto é polêmico e deverá ter debates com decibéis elevados.
DEMORA
O projeto está na Câmara desde outubro do ano passado e teve aprovações nas comissões técnicas. Emenda verbal sugerida ontem pelo vereador Marcos Ferreira (UB) elimina o prazo de sua vigência após 90 dias da aprovação. Já se passaram oito meses.
FÉ
Herval inicia hoje o Tríduo e a festa em honra ao seu padroeiro, São João Batista. Às 18h, na Igreja Matriz, tem missa a ser celebrada pelo padre Irineu Zattera e reflexão pelo professor Manoel Jesus. O tema: “Anúncio, comunicação e solidariedade”.
AUDIÊNCIA
Nome mais citado na sessão de ontem da Câmara foi o do suplente e agora vereador, Gérson Correia (PP). Como seu nome não constava no painel, a cada votação, o presidente Cesinha dizia: “registrando o voto do vereador Gérson”.
ALTERNATIVAS
Bancada do PP na Câmara de Pelotas não é churrascaria nem serve espeto corrido, mas faz um rodízio interessante. Gérson Correia é o sexto suplente e assume o mandato. Antes dele estão Michel Hallal, Fabrício Tavares, Adalim Medeiros (desfiliado), Robert Botelho e Bruno Santos (desfiliado).
VOTAÇÃO
Relatório do vereador Ubiratan Rodrigues (PP) sobre a representação feita pelo servidor Lázaro Müller contra o vereador Oraci Teixeira (PSB) foi rejeitado pelos membros da Comissão de Ética.
PONDERAÇÃO
Em seis parágrafos, Ubiratan faz comentários e coloca posicionamentos dos dois envolvidos. Lázaro disse que não tinha intenção de representar judicialmente contra Oraci, a não ser em caso de reincidência.
PONDERAÇÃO II
Oraci, por sua vez, confirmou a maioria das acusações, indicando a possível situação por estar sob efeitos de medicamentos. Manifestou desejo de se desculpar e pedir perdão pelo que fez.
FIM
Ubiratan Rodrigues (PP) finaliza seu relatório em três linhas. Afirma: “Diante disso, este relator, analisando as posições e registrando estes fatos, não vê outra alternativa que não seja pedir aos demais pares o arquivamento do processo”.
NEGATIVO
Não levou. Os demais membros da Comissão de Ética não gostaram e, em votação, por unanimidade, rejeitaram o parecer. A vereadora Iasmin Roloff (PT) foi eleita nova relatora e abre-se novo prazo para o relatório.
PROJETOS
Via Secretaria do Planejamento, Prefeitura de Pelotas abre três licitações para obras viárias. Uma para a requalificação da avenida Ferreira Viana, outra para a avenida Francisco Carúccio e rótula da avenida 25 de Julho e outra para a avenida Herbert Hadler, no Fragata.
PROJETOS II
Também estão incluídas ciclovias e ciclofaixas, além de pavimentação e sinalizações. Propostas serão abertas nos dias 25, 26 e 27 de julho, respectivamente. Informações no Portal da Transparência, site pelotas.com.br.
ENTENDA

Assume às 10h a titularidade da Delegacia de Polícia de Canguçu o delegado Mauro Marcelo Lonardi de Souza, em ato presidido por Márcio Steffens, delegado de Polícia Regional da 18ª Região. Posse acontece na sede do Sindicato Rural do Município.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário